domingo, 1 de julho de 2007

Um blogue é um blogue e quem tem blogue tem capote.

A vida desde que tenho um blogue não é a mesma. Sou outra. Enxugo as dores cervicais, sacudo as lombares e passo a ferro alguns conflitos que arrumo com cuidado na gaveta das colchas. Um destes dias tiro-os e ponho-os ao ar.
Agora saio de casa com um blogue no bolso. E quando me aborrecem muito, ou mesmo um bocadinho, oiço-o rir-se. Um blogue cola-se a nós como uma tatuagem. Levamo-lo para todo o lado, e nem sempre é discreto. E quando já o integrámos como a pele, alguém olha de novo e ele revitaliza-se. Transforma-se, muda de tom e sopra autónomo.

Poderia ter sido um cão ou um cisne, ou um choco (um dia quis ter um choco, mas confrontei-me com a dificuldade de os apanhar à cana e os do jumbo mexem-se pouco). E um blogue não tem interdições. Não há dísticos com “proibida a entrada a blogues” ou “zona livre de blogues” e ninguém pergunta se o quarto é para portadores de blogue nem nunca tive de ouvir “desculpe, mas mesa para portadores de blogue só junto à casa de banho”. O que confesso, não vejo nada de errado. Ele há jantar mais belo do que aquele em que estando com pessoa que amamos, ainda temos a oportunidade de saber, dos presentes, quem tem urgência urinária (ou mesmo outra, dependendo de quão próximo falamos) ou simplesmente dirigir um olhar interrogativo para quem acaba de sair? É que há sempre um ligeiro constrangimento no olhar de quem evacua em espaço público. O que também é curioso, porque não se detecta o mesmo no olhar de quem cheira duas linhas, ou meteu os dedos na garganta. O que me leva a pensar que é mais fácil admitirmos uma adição que uma diarreia… Humm…. O que nos traz de novo a mais uma das vantagens de quem tem um blogue: é que consegue transformar uma conversa de merda num tema de doutoramento!

2 comentários:

Charlotte disse...

Tu estás no teu melhor... era preciso abrir esta janela para o mundo de forma a que nós... simples mortais (portadores ou não de blogues) pudessemos espreitar lá para dentro... Um beijo

APQ disse...

eu não diria que dava pra doutoramente, talvez nem mestrado, mas para trabalho de fim de curso, até que não estava mal.
sobretudo o titulo, blog com relação ao capote, será truman, será um abrigo transmontano? sejá lá o que for tem muita hipotese.
mirita tu dá-le!